quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Tortila do Século XX! - Espuma de Batata


Uma descontrução da tortilla tradicional. A receita pede um sifão de 500ml e 2 capsúlas de gás. Use batatas mais seca e farinhentas.


250 g de batatas cortadas em pedaços

125 g de creme de leite

35 ml de azeite de oliva extravirgem mais um pouco para pingar.


Para a cebola caramelizada


250 g de cebola cortada em tirinhs

85 g de azeite de oliva suave

100 ml de água


Para o zabaione

2 gemas

30 ml. de água fervente


1- Coloque a batata numa panela com água fria, deixe ferver e cozinhe por cerca de 20 minutos ou atá amolecer. Escorra, mas reserve 100 ml do liquido de cozimento. Bata a batata cozida e o líquido reservado no liquidificador ou mix.

Transforme em purê e vá acescentando o creme de leite aos poucos. Junte o azeite em fio até obter uma emulsão lisa. Tempere com sal.


2 - Peneire o purê e coloque no sifão com a ajuda de um funil. Carregue a capsúla, sacuda e mantenha aquecido em banho-maria a 70 grausC.


3 - Para a caramelizar a cebola, frite-a vagarosamente o azeite por cerca de 20 minuts ou até dourar. Escorra o excesso de azeite e unte um pouco de água. Cozinhe até a água evaporar. Repita o processo po cerca de 20 minutos ou até a cebola ficar com a textura de geléi e cor de caramelo. Tempere com sal e reserve na mesma panela para reaquecer posteriormente.


4 - Para o zabaione, ponha as gemas numa tigela, bata com batedor de arame e em seguida acrescente a água fervente em fio. Bata vigorosamente sobre o fogo médio até se tornar uma emulsão. Tempere com sal.


5 - Para servir, reaqueça a cebola. Ponha uma colherada em cada taça. Cubra com uma camada de zabaione. Termine com a espuma quente de batata e um fio de azeite.
Indiscutivelmente maravilhoso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário